Processo de migração da rede TDT - Concelhos da CIM RC

Processo de migração da rede TDT - Concelhos da CIM RC

Exmo. Presidente,
 
O processo de migração, que abrange a área dos concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra terá início no dia 1 de setembro com a ressintonia do emissor do Espinhal, no concelho de Penela.
 
Decorrerá durante pouco mais de duas semanas, concluindo-se o processo com a ressintonia dos emissores de Arganil, Alvoco das Várzeas e Piódão, no dia 17 de setembro.
 
Note-se que o emissor de Barroca Grande, embora instalado num concelho que não pertence à CIM RC, dá acesso ao serviço TDT, a parte da população residente no concelho de Pampilhosa da Serra.
 
Os trabalhos de ressintonia dos emissores têm início de manhã, entre as 9 e as 10 h da manhã, sendo que, enquanto decorrem os trabalhos de ressintonia (que demoram entre 4 a 6 horas), será colocado em funcionamento um emissor portátil, na frequência atual de funcionamento do emissor a ressintonizar, por forma a que a população continue a ter acesso ao serviço.
 
Quando os trabalhos de ressintonia do emissor terminarem, este emissor é ligado na nova frequência, e o emissor portátil é desligado.
 
Será neste momento que, para a população ter acesso ao serviço, terá de efetuar uma nova sintonia do televisor ou descodificador na nova frequência em que o emissor está a emitir.
 
Note-se que haverá um período de interrupção do serviço, muito curto (inferior a um minuto), quando se desligar o emissor a ressintonizar e colocar em funcionamento o emissor portátil. Contudo, como o emissor portátil irá emitir na frequência atual, a imagem voltará a aparecer na televisão sem que seja necessário efetuar qualquer operação.
 
Após os trabalhos de ressintonia e quando se desligar o emissor portátil, aí sim, terá que se proceder à sintonia dos recetores, pois as emissões de televisão passaram a efetuar-se numa nova frequência e é essa frequência que terá de ser sintonizada nos recetores.
 
Chama-se a atenção, contudo, que a população que possui as suas antenas de receção orientadas para o emissor da Lousã que emite no canal 46, nomeadamente a residente nos concelhos de Góis, Lousã e Vila Nova de Poiares, bem como a população que possui as suas antenas de receção orientadas para o emissor da Boa Viagem que emite igualmente no canal 46, no concelho da Figueira da Foz, não será afetada por este processo, pois estes emissores não irão alterar a sua frequência de emissão
 
O novo calendário de ressintonia dos emissores que afetam os concelhos da CIM RC é o seguinte:
 
:

Local

Canal_Atual

Canal_Futuro

Data_Migracao

 

     

Tocha

56

44

03-09-2020

 

     

 




Processo de migração da rede TDT - Concelhos da CIM RC